Qui 3 Abr 2008
E ainda mais sobre Lords Over the Damned: Ventrue
Publicado por Fábio Sooner sob Vampire: the Requiem
À medida que mais pessoas vão pondo a mão no livro, mais elogios e críticas aparecem. E a cada comentário, uma resposta do antigo desenvolvedor, Will Hindmarch, que pode colocar ainda mais material do livro em perspectiva para nós, que esperamos mais um pouquinho antes de poder pôr as mãos no diabo do suplemento.
Por exemplo, alguém comentou isto após elogiar muito o livro:
Eu acho que tem um pouco mais revelações do que eu realmente queria ver em um mesmo lugar. Eu entendo a idéia de dar à crônica alguma base livre, mas UAU. Este livro sozinho provavelmente tem mais revelações diretas do que qualquer fonte isolada até então. Eu entendo que não preciso usá-lo, mas agora, de uma hora pra outra, alguns Ventrue sabem sobre os Julii e os Striges? Nós agora temos resquícios dos Julii andando por aí?
E Will Hindmarch, principal autor do livro, respondeu:
Foi uma aposta, com certeza, mas o texto é direcionado a pessoas que têm questões sobre os Julii após a duologia Roma assim como aos jogadores que estão apenas procurando por informações do clã. Há um limite do que podemos fazer para tornar estes livros interessantes ao longo do tempo se ‘congelarmos’ todo o conhecimento e ‘travarmos’ o jogo em estase total.
Do jeito que estão, os livros de clã foram projetados como uma minissérie, demonstrando o que pode ser feito usando as ferramentas de Vampiro - e não o que *deve* ser construído. Provavelmente estou pregando sermão pro padre com isto, mas vale a pena pra mim dizer, eu acho.
Certamente nós iremos irritar alguns de nossos leitors com isto. Nós não conseguiremos acertar todos os alvos o tempo todo. Eu peço desculpas a qualquer um que não for atingido de primeira pelo trabalho.
E mais adiante, após um pouco de debate sobre oferecer ganchos mais vagos e menos definitivos, algo que provavelmente só pôde ser dito na medida em que ele não é mais o desenvolvedor da linha:
Eu não discordo totalmente de você. Mas tem aparecido algum medo de que contradições, verborragia e afirmações vagas não são tão cativantes de se ler quando métodos mais estreitos. Os livros de clã, desde o começo, foram concebidos como uma minissérie que iria explorar Réquiem especificamente, com menos imprecisão e menos contradições internas. Menos verborragia e incerteza.
Isto não quer dizer que uma maneira é empiricamente melhor que a outra, apenas que nós estamos cientes de que isto é diferente. Faça com que seus sentimentos sobre isso - se é muito diferente ou não - sejam conhecidos, absolutamente.
É uma arte imperfeita, tentar acertar livros com uma audiência desta maneira.
Além disso, alguém reclamou de Malkavia, a doença, e como ela funciona em jogo - o que acabou revelando mais sobre a coisa, que promete mais ainda. Eis a reclamação resumida:
Antes de mais nada, os Malkavians não são uma linhagem. Mesmo que eles tenham acesso a uma “nova” Disciplina chamada Demência. E Malkavia, como isto é chamado agora, é dada automaticamente a um mortal que seja Abraçado por um Malkavia. E pode ser passado adiante para vampiros que não a tem. E há um QUADRO LATERAL dizendo que Malkavia é bem semelhante a uma linhagem. Mas não é uma linhagem.
Ceeerto.
E o mesmo cara que postou antes diz ter este medo:
A coisa que me preocupa em especial é que tenho certeza de que começarei a ouvir jogadores falando sobre usar Demência [acho que ele quis dizer Malkavia] como um truque para ter uma quinta Disciplina [agora sim, Demência].
O que nos interessa enormemente saber, imagino. Will responde:
Sobre Demência como quinta Disciplina…. Esta é a maneira como ela foi construída: os efeitos acende-e-apaga de Malkavia não são apenas pra dar cor - eles são uma ferramenta para o Narrador especificamente projetada para serem usados (ou não serem usados) de história pra história, cena a cena. São o mecanismo de controle do Narrador.
Se Demência preenchesse permanentemente a “vaga” de “quarta Disciplina” para personagens que contraíssem a doença, não seria tão justo dar a ela o caráter de válvula reguladora narrativa que o Narrador tem em mãos, quando de outras Disciplinas não se espera que estejam disponíveis ou não baseadas em sucesso e falha em ações prolongadas.
E continua, sobre Malkavia ser tratada mecanicamente como linhagem:
Eu entendo a sua postura, mas eu discordo. Há apenas uns tantos “ganchos” de regras para se “pendurar” materiais em Vampiro, e eu escolhi não inventar ainda mais só para tornar Malkavia algo difícil ou complicado de se entender. Se os efeitos de remissão, o empilhamento extra de efeitos, as mecânicas de contágio e as oportunidades limitadas de se comprar a Disciplina não separam suficientemente Malkavia de uma linhagem “comum” para seus gostos, eu só posso desculpar-me. Eu não atingi seu alvo - mas não é o único alvo viável.
Para quem não leu nas entrelinhas, eis o resumo:
- Demência não é uma Disciplina normal.
- Ela não pode ser usada toda hora - tem algo a ver com ações prolongadas.
- Não se pode comprar poderes dela na hora que der na telha.
- Ela “acende” e “apaga” - provavelmente como certos distúrbios psicológicos simplesmente vêm e vão.
- Ela serve como “vávula reguladora narrativa” - isto é, pode “acender” ou “apagar” de acordo com a interpretação do jogador / ações da personagem.
- E tudo isso está sob o controle do Narrador, em termos mecânicos.
Assim eu aprovo, e muito!
Enviar por e-mail. Hits para esta publicação: 196.
Abril 3rd, 2008 at 09:10
É como se fosse “defeito” que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo… legal…
Mas não acaba sendo meio injusto o narrador decidir sempre???
Quero dizer, naum vai ficar muito “programado” o uso?
Abril 3rd, 2008 at 09:18
“Mas não acaba sendo meio injusto o narrador decidir sempre???
Quero dizer, naum vai ficar muito “programado” o uso?”
De forma alguma. É efetivamente uma *quinta* disciplina, então tem mais é que ficar no controle ABSOLUTO do Narrador mesmo.
Além de toda a questão de ser uma Disciplina associada a uma doença que exige uma interpretação séria por parte do jogador pra não arruinar o clima do jogo. Assim, se este desviar 0,001% que seja pro Malk Pantufa, tem mais é que tomar na cabeça pra aprender, ficar sem acesso à Demência e ir chorar na cama que é lugar quente
Abril 3rd, 2008 at 10:47
Por “ABSOLUTO”.. eu entendo que o narrador deve conhecer primeiro as intençoes do jogador/personagem e como essa doença encaixaria na historia/contexto da cronica.
Acho que o narrador mais do que ninguém sabe quais as intenções do jogador, e automaticamente descartaria aqueles propensos Malk Pantufa (adorei isso).
Embora, depois do ultimo tópico, eu reservaria a doença aos MalkOvianos (como uma “evolução” do estado degenerativo da psique do membro) ou talvez outro personagem com pertubação grave… Nada esporádico, nem inicial…
Lobo
PS: cada vez que aprendo mais da Malkavia, mais penso sobre Lovecraft…
Abril 3rd, 2008 at 13:44
“Por “ABSOLUTO”.. eu entendo que o narrador deve conhecer primeiro as intençoes do jogador/personagem e como essa doença encaixaria na historia/contexto da cronica.
Sim, claro. Essa é a idéia. Disciplinas geralmente são tanto uma opção/vantagem do personagem/jogador quanto são ferramentas narrativas, mas Demência, ao que parece, é antes de mais nada uma ferramenta narrativa.
Acho que o narrador mais do que ninguém sabe quais as intenções do jogador, e automaticamente descartaria aqueles propensos Malk Pantufa (adorei isso).
Sempre achei que era termo corrente, não local. Sei que usam isso aqui em Sampa e, se não me engano, no Rio. Mais algum lugar usa o termo pra Malkavians “engraçadinhos”? (no inglês é “fishmalk”)
Malk Pantufa é ótimo
Ah, e embora em teoria o Narrador conheça melhor do que ninguém a propensão dos jogadores, já me aconteceu de confiar nisso e, em jogo, os participantes “entregarem” algo muito diferente do que prometeram na criação de personagem. Eu acredito que depende muito de estado de espírito na hora de realmente ir pra mesa jogar em um determinado dia. Portanto, mecanismos de controle e boa pesquisa sobre o assunto são sempre bem-vindos.
Abril 3rd, 2008 at 15:25
Aproveitando, Sooner, saiu mais informações sobre o Escudo do Narrador pela recadorpg, principalmente o valor (R$ 29,50).
Ó a fotinha dele ae: http://www.devir.com.br/zero_2008/recado/pq_escudo_equiem.jpg